MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Através das diversas atividades na Educação Infantil tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de palitinhos, caixas, etc., a criança vai adquirindo conhecimentos matemáticos.
Dessa iniciação dependerá muito o interesse da criança pela matemática no decorrer de sua vida.
A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.
É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar atividades como contar as rodas do automóvel, da carroça, os pés da galinha, as patas do cavalo, etc.
Deve a Professora relacionar os numerais com objetos conhecidos da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.
Mas como trabalhar, no dia-a-dia da Educação Infantil, a partir de tais concepções? O quê ensinar para as crianças? Essas podem ser algumas dúvidas comuns de muitas professoras. Para respondê-las é importante compreender que as crianças estão inseridas no mundo e que, desde o seu nascimento, esforçam-se para compreendê-lo, reinventando e interagindo com ele a cada momento. Dessa forma, o papel do professor não seria tanto ensinar-lhes conteúdos, mas propiciar-lhes momentos e oportunidades para que explorem e descubram esse mundo.
Ao invés de apenas ensinar a matemática, poderíamos organizar o ambiente e disponibilizar para as crianças jogos e materiais que permitam desenvolver noções e conceitos matemáticos, que vão muito além de ensinar a contar.
Possibilitando às crianças um encontro com a matemática.
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam, agrupam, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
Existem no mercado diversos materiais que podem ser utilizados pelos professores para enriquecer o contato com o universo matemático. São músicas, livros de histórias infantis, encartes de revistas, brinquedos e jogos pedagógicos, que podem ser facilmente encontrados e que permitem à criança o contato com os numerais, com as formas, com as quantidades, seqüências, etc. Além desse material, é possível que o professor crie seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças, seqüências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo palitos e outros materiais reaproveitáveis, propondo jogos e brincadeiras e possibilitando a criação do pensamento matemático das crianças.
O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos numerais ou com seu registro no papel, que pode colocar em contato com a matemática crianças de todas as idades, desde bebês. Podemos pensar a matemática a partir de uma proposta não-escolarizante, que permita à criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às descobertas das crianças.
Bom trabalho!
Beijos Vivi de Deus
Consegui fazer minha filha ler bem antes dos 6 anos de idade. Para isso copiei palavras em cartolinas em letras grandes e na cor vermelha. Recortei as palavras e ficava lendo para ela. Além de aprender a ler bem cedo, a leitura dela ficou sem aqueles entraves de quem aprende a ler soletrando. Em termos de Matemática não tive idéia de como fazer. Mesmo assim acho que a inteligência dela melhorou muito pois hoje com 12 anos de idade ela é excelente em matemática.
ResponderExcluirUm beijo do Oswaldo para a Vivi de Deus.
Olá Oswaldo,
ResponderExcluirLegal a forma criativa que utilizou para incentivar sua filha a mergulhar no mundo da leitura e da escrita.
Sem dúvida este alcance pela leitura deu-se não só pela forma que trabalhou com ela, e sim, pela presença do Pai no auxílio a construção do seu Eu.
Parabéns papai!