segunda-feira, 21 de julho de 2008

ADMINISTRANDO A BIRRA

COMO ADMINISTRAR A "BIRRA"?

Não satisfaça o desejo da criança. Ceder é consolidar a birra como um método válido e aceitável. O recado implícito deve ser: " As pessoas não atenderão a seus pedidos só porque você faz birra".

  • Não expresse ódio e fuja de frases negativas como: " -Não vou admitir isso". Elas apenas aumentam a agressividade da situação.
  • Encoraje-a a falar o que está sentindo. Para que ela tente transformar a enxurrada de emoções em palavras, nomeando sentimentos. Pergunte: Você está bravo?/ Chateado?/ Irritado?
  • Adote também expressão de constatação como: " Sei que está bravo". Assim a criança pode sentir-se compreendida.
  • Retire o aluno do local com cuidado e proteja-o de sua própria fúria, pois ele pode acabar se machucando (batendo a cabeça). E, desde que de maneira não violenta, retirá-lo da exposição pública ou carregá-lo quando ele corre o risco de ficar sozinho para trás pode ser necessário.
  • Avise com antecedência que o desejo do aluno não poderá ser atendido em determinada situação. Assim quando ele fizer birra, você poderá lembrá-lo: "lembra do que a gente conversou?"
  • No momento da crise, sermões são inúteis. Deixe para conversar mais longamente depois, quando ele estiver calmo e disposto a ouvir.
  • No dia-a-dia, conte histórias. Ilustre o quanto é importante ser um apessoa flexível, saber dialogar e ser capaz de abrir mão de uma vontade em favor do desejo do grupo.

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