sábado, 30 de agosto de 2008
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
FINAL DE SEMANA CHEGANDO!
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
FORMANDO ALUNOS LEITORES
sábado, 23 de agosto de 2008
TRENZINHO DA INFORMAÇÃO
MÓBILE
Este móbile foi criado com:
10 tampinhas plásticas de leite em latinha
Fita dupla-face/linha ou lã
papel de presente
2 palitos de churrasco
Como fazer?
Cole as duas tampas,fixando uma na outra com fita dupla-face;
escolha recortes alegres de imagens infantis e cole nas tampas;
Prenda cada tampa nas pontas de 5 pedaços de linha;
Amarre as linhas nos palitos de churrasco encapados.
Pendure o móbile num espaço que corra vento e verás como ele alegra qualquer espaço,
Será bem admirado pelos pequenos.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
SUGESTÃO DE BLOGS-EDUCATIVOS E CRIATIVOS
sábado, 16 de agosto de 2008
CORRIDA DO CAVALO
- - 4 IMAGENS DE CAVALINHOS OU QUALQUER OUTRA FIGURA RECORTADAS EM E.V.A. OU PAPELÃO QUE DEVEM SER COLADAS UMA EM CADA TAMPA;
- - 1 CAIXA DE OVOS DE (PAPELÃO);
- -NUMERAIS DE 1 A 6 ( UMA SEQÜÊNCIA PARA CADA COLUNA DA CAIXA DE OVOS;VEJA NO MODELO;
- 1 DADINHO
- MODO DE JOGAR:
A CRIANÇA ARREMESSA O DADO E ANDA COM O CAVALINHO DE ACORDO COM O NUMERAL SORTEADO NO DADO. GANHA O JOGO QUEM CHEGAR PRIMEIRO NA CASA DE NUMERAL 6.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
JOGO DA MEMÓRIA-MATERIAL REAPROVEITÁVEL
VEJA COMO FAZÊ-LO:
- UTILIZE 6 POTINHOS DE YOGURTE OU DE DANONINHO COMO DA IMAGEM AO LADO;
- CUBRA A PARTE ABERTA COM PAPEL DE PRESENTE COLORIDO;
- RECORTE DE REVISTAS OU DE PAPÉIS DE PRESENTE IMAGENS REPETIDAS; QUE SEJAM DE INTERESSE DA CRIANÇA;
- AO JOGAR, A CRIANÇA DEVE ENCONTRAR AS IMAGENS IGUAIS.
- REAPROVEITE! FAÇA JOGOS!A CRIANÇA SE DIVERTE E A NATUREZA AGRADECE.
- PROTEJA O PLANETA! ELE PRECISA ESTAR BEM PARA NOS ACOLHER BEM!!! OK???
- bEIJOS,
- VIVI DE DEUS
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
JOGO DAS ARGOLAS
COMO INSERIR O ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR?
Autora: Vivi de Deus Quando a escola for habitada por um mágico ou por uma fada madrinha que apresente os diversos caminhos que a criança poderá percorrer e a faça admirar e perceber as flores por seus arredores, ela desejará cada vez mais trilhar por si só, desbravar seus caminhos, deixando suas marcas singulares e recontruí–los, dia após dia, como ser biopsicosocial. Utilizar a história, a leitura imagética, os contos são alguns dos caminhos que inserem o aluno no conhecer-se, no sentir seu medo e enfrentá-lo, pois assim, ele descobre os mocinhos, os monstros e os bandidos escondidos no seu eu, que o impedem de enfrentá-lo e percebe então que nem são tão feios assim, e, que podem ser aliados na trajetória da vida. A escola deve usar seu poder sim, mas seu poder de sedução, para que o aluno se torne sujeito desejante dos conteúdos desenvolvidos, por toda sua proposta pedagógica, inserindo-o na construção de regras coletivas, para que se sinta como parte integrante do grupo em que está inserido, que nada ocorra de forma vertical, disciplinadora somente, e sim, de forma horizontal, numa grande partilha. A sala de aula deve ser um espaço de construção coletiva, onde todos os sujeitos encontrem-se num ambiente igualitário, que sintam este espaço como espaço de conquista e não de doação pura e simples. O conhecimento deve surgir de algo que emergiu de sua vontade de aprender e não caridade simplória do professor. É fundamental que o aluno perceba o caminho percorrido, a dificuldade vencida, as batalhas conquistadas. Principalmente, a sua evolução, sua conquista. Neste mesmo espaço existe o professor, sujeito de ação mediadora, que deverá ligar o sabor de aprender ao saber aprender para apreender. O professor estará cumprindo bem sua função se, e somente se, puder compreender essas mudanças na vida das crianças; se for o provedor de afeto e socialização na sala de aula; se tiver disponibilidade para transmitir os conteúdos escolares, interessando-se por melhorar a qualidade de suas aulas, propiciando, assim, aos seus alunos um vínculo gratificante que seja capaz de estimular o prazer no trabalho de construção do conhecimento.